sábado, 16 de junho de 2012

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS - Por Jayme Nigri *

Muitas empresas ainda não entendem a necessidade de um planejamento e, por isso, acabam fechando suas portas. Segundo dados do Sebrae, cerca de 31% delas fecha as portas no primeiro ano de funcionamento, chegando a 60% até o quinto ano.

A grande questão é descobrir por que o empreendimento não alcança crescimento, buscando ferramentas para reverter o quadro e definindo novas estratégias. O planejamento não garante o sucesso, mas serve, principalmente, para minimizar os erros e otimizar as potencialidades e oportunidades. 

Para quem não sabe aonde vai chegar, qualquer caminho serve, sendo isso um mau sinal. O "plano de negócios" é uma das ferramentas mais importantes para o empresário, devendo ser escrito a lápis, pois deve ser ajustado freqüentemente. Além disso, o dono do próprio negócio, muitas vezes, precisa recorrer a uma consultoria para ajudar a encontrar os erros, o motivo da falta de crescimento ou da crise da companhia. 

A crise e a falta de dinheiro são responsáveis por 56% do fim das empresas, seguido pelo fluxo de caixa e pela falta de clientes em 35% dos casos. 

A concorrência responde por 31%, e o acesso ao crédito, 15%. Na maior parte dos casos, o fechamento poderia ser evitado - ou o prejuízo minimizado - se houvesse planejamento. 

É fundamental entender a organização, ou seja, conhecer seus pontos fortes e fracos. Quem investe pretende ter o retorno deste investimento, normalmente, a curto ou a médio prazo, além da compensação a médio e a longo prazo. A compensação é o resultado do investimento e do trabalho e deve vir na forma como que foi planejada: dinheiro, tempo livre, poder, status, patrimônio, etc. 

Entenda claramente se você quer sobreviver ou sobrar e viver... 

A motivação também é um fator essencial, pois leva a pessoa a seguir seu caminho sem cair em ciladas, que podem vir disfarçadas de oportunidades ou de ameaças que podem gerar uma reação. Quando a motivação está alinhada ao caminho escolhido, o sucesso é muito mais provável - mas isso não significa uma garantia. 

Ainda no âmbito humano, verifica-se que as grandes empresas, além de terem mais recursos, têm como propósito extrair o máximo de seus profissionais. Por saber que gente é o que faz a diferença, elas buscam fazer com que seus profissionais se sobreponham aos processos. Conceitos como "perfil comportamental", "pipeline" ou "PDCA", normalmente, só são utilizados em empresas que estão realmente em busca de resultados superiores. 

Enfim, o ideal é que a empresa esteja baseada nos três pilares de sustentação: caixa, lucro e perpetuação, fator essencial para que o plano de negócios seja elaborado com consistência, implementado com comprometimento, tenha seus resultados verificados e seja ajustado freqüentemente. 

* Jayme Nigri é sócio-diretor da New Marketing

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