Estamos inseridos em um mundo globalizado onde
as mudanças, as evoluções e as variações do mercado acontecem de uma forma que
nem se quer percebemos. Uma organização para sobreviver e ter sucesso nesta
época turbulenta é necessário desenvolver um Plano de Marketing bem elaborado e
definido para se obter vantagem competitiva frente ao mercado concorrente.
Mas afinal, o que é um Plano de Marketing?
Plano de Marketing nada mais é do que uma
ferramenta estratégica gerencial utilizada para identificar as forças,
fraquezas, ameaças e oportunidades que o mercado proporciona ao Empreendedor,
estimulando o mesmo a estabelecer metas, objetivos, e buscar incessantemente
conhecer as necessidades e desejos dos seus clientes/consumidores e conseqüentemente
levar a organização ao progresso. Um plano de Marketing bem estruturado
proporciona ao departamento de marketing uma visão sistêmica sobre onde os seus
esforços devem estar concentrados, observar e tirar o melhor proveito das
oportunidades encontradas e potencializar os pontos fortes.
Segundo Philip Kotler (considerado o papa do
Marketing), a utilização do plano de marketing torna a empresa menos vulnerável
às crises, pois estas podem ser previstas com antecedência. Também é possível
superar os concorrentes planejando cuidadosamente produtos e serviços mais
adequados aos desejos e necessidades dos clientes, o que reduz os problemas da
comercialização e planejamento dos produtos. O planejamento conduz, informa e determina
o rumo a seguir. Soluções para problemas como falta de capital, falta de
clientes e poucas vendas também podem surgir de um planejamento coerente e
consistente (KOTLER, 2002).
Independente do tamanho ou do tipo do
empreendimento a periodicidade recomendada para a reformulação de um Plano de
Marketing é anual, e as variáveis a serem consideradas são baseadas nos 4P’s do
marketing definidos pelo Prof. Jerome McCarthy, no início dos anos 60,
largamente difundida e utilizada.
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